segunda-feira, 13 de abril de 2015

CANSAÇO E ESPERANÇA

  


Depois de um bom tempo sem postar nada a web, volto a escrever um texto maior, que na verdade tem meio que um tom de desabafo. Mas espero seja benção para você que o lê.

Viver é maravilhoso! Mas com o passar dos anos corremos o risco de nos tornamos mais cínicos, mais negativos, incrédulos e cansados principalmente com a humanidade.
Por tudo isso e muito mais é que a Bíblia nos avisa: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. (Pv. 4.23)

Sim, estou cansado, cansado da hipocrisia institucional daqueles que enquanto mamam nas tetas organizacionais e denominacionais fazem silencio sobre aquilo que está errado, mas que lhes apetece, por mais incorreto, carnal e até demoníaco que seja;

Cansei das tramóias, conchavos, relatórios e discursos bem elaborados que servem de cortina de fumaça para  a mentira e podridão que se esconde  dentro dos sistemas religiosos estabelecidos pelos homens;

Cansei dos discursos e canções sobre o amor cristão, mas que quando exigido não chega à ponta dos dedos;

Cansei dos risos falsos, tapinhas nas costas sem afeto, perguntas vazias, conversas superficiais, amizades inconsistentes, encontros sem alvos maiores e eventos sem finalidades reais que exaltem a Deus.

Cansei  da luta do poder pelo poder, da briga por mais espaço e da ânsia de auto afirmação  baseada em números e aparências produzidos por homens que, via de regra, são inconsistentes interiormente, adoecidos emocionalmente e que vivem um cristianismo de fachada para jogar para o sistema.

Cansei de ver a prevalência da mentira, do pecado, da vida dupla e da corrupção na comunidade humana chamada igreja, que deveria sinalar ao mundo a luz que a tudo perscruta, mas que mergulha na escuridão da inspiração do pecado e da hipocrisia pessoal e comunitária.

Cansei do negócio de igreja que se diz cristã, mas que pouco e às vezes nada de Cristo revela, e que se diz bíblica, mas que da Bíblia está muito distante;

Cansei do sistema eclesiástico que fala muito em Deus, em Jesus, em salvação, mas que, na verdade, se transformou em meio de vida e de ações humanas puramente carnais, onde o Espírito de Jesus tem pouco ou nenhum espaço de verdade.

Cansei de ver gente de Jesus, séria, lutadora, desconhecida dos homens, mas conhecidas por Deus passando necessidade, enquanto gente conhecida dos homens, mas desconhecida por Deus se regala nos recursos provenientes da fé de muitos para o regalo de poucos.

Ao longo destes 23 anos de ministério pastoral poderia escrever muito mais sobre este cansaço, à partir de minhas próprias experiências e também de tantos outros homens e mulheres de Deus, além de igrejas inteiras que pude acompanhar e ainda o faço ao longo da vida.

Tudo isso cansa  e cansa muito.

Mas não sou um pessimista, o escape do cansaço é que existe o descanso e um dos nomes proféticos de Jesus é “ramo novo” ou “Renovo”, que traz a idéia de restaurador e restauração. Ele nos restaura quando nos jogarmos por inteiro, como todo o nosso cansaço, aos seus pés.

Estou cansado sim, mas cheio de esperança, pois minhas esperanças estão firmadas em Cristo.
Tenho esperança porque creio na soberania de Deus na história da humanidade e na minha história pessoal;
tenho esperança porque creio na justiça de Deus;
tenho esperança porque creio na maravilhosa graça do Senhor;
tenho esperança porque Deus é fiel em todas as suas promessas;
tenho esperança porque um dia fui escolhido, regenerado, santificado, justificado, selado pelo Espírito, capacitado e mantido de pé pela graça;
tenho esperança porque o Senhor sempre mantém o seu remanescente fiel;
tenho esperança porque sei que toda sujeira, todo pecado, toda mentira, hipocrisia, falsidade, manipulação e sistemas humanos são passageiros e um dia Deus estabelecerá a plenitude do seu reino onde habitam a justiça e paz perfeita;

Cansado sim, mas cheio de esperança, e nessa esperança no Deus triuno e somente nele continuo firme, mantido pelo Senhor, até o grande dia do grande encontro com Deus.

Pela graça soberana reafirmo que não me deixarei vencer pelo cansaço, renovo minha esperança em Deus. Pois: “Louvado seja o Senhor, que dia a dia leva as nossas cargas! Deus é a nossa salvação” (Sl 68.19 NTLH)


Ednilson C. de Abreu
Pastor da Comunidade Cristã Espaço da Graça – ES

2 comentários:

  1. Em concordância com o amado pastor, digo que também cansei !
    O que nos mantém firmes é a força que vem do nosso Soberano Deus !
    ELE nos restaura e nos renova a cada dia.
    “Louvado seja o Senhor, que dia a dia leva as nossas cargas! Deus é a nossa salvação” (Sl 68.19 NTLH)

    ResponderExcluir
  2. Em concordância com as sábia palavras do amado pastor digo que também cansei !
    "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
    Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
    2 Coríntios 4:8,9.
    DEUS É A NOSSA FORÇA !

    ResponderExcluir